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Objetivo 4. Educação de Qualidade

Objetivo 4. Educação de Qualidade

 

 

Objetivo 4.

Educação de Qualidade

Assegurar a educação inclusiva e equitativa de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos

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Desde 2000, houve enorme progresso na promoção do acesso universal à educação primária para as crianças ao redor do mundo. Para além do foco na educação básica, todos os níveis de educação estão contemplados no objetivo de desenvolvimento sustentável 4, que enxerga como fundamental a promoção de uma educação inclusiva, igualitária e baseada nos princípios de direitos humanos e desenvolvimento sustentável. A promoção da capacitação e empoderamento dos indivíduos é o centro deste objetivo, que visa ampliar as oportunidades das pessoas mais vulneráveis no caminho do desenvolvimento.

 

Metas do Objetivo 4

4.1  Até 2030, garantir que todas as meninas e meninos completem o ensino primário e secundário livre, equitativo e de qualidade, que conduza a resultados de aprendizagem relevantes e eficazes
4.2  Até 2030, garantir que todos os meninos e meninas tenham acesso a um desenvolvimento de qualidade na primeira infância, cuidados e educação pré-escolar, de modo que estejam prontos para o ensino primário
4.3  Até 2030, assegurar a igualdade de acesso para todos os homens e mulheres à educação técnica, profissional e superior de qualidade, a preços acessíveis, incluindo universidade
4.4  Até 2030, aumentar substancialmente o número de jovens e adultos que tenham habilidades relevantes, inclusive competências técnicas e profissionais, para emprego, trabalho decente e empreendedorismo
4.5  Até 2030, eliminar as disparidades de gênero na educação e garantir a igualdade de acesso a todos os níveis de educação e formação profissional para os mais vulneráveis, incluindo as pessoas com deficiência, povos indígenas e as crianças em situação de vulnerabilidade
4.6  Até 2030, garantir que todos os jovens e uma substancial proporção dos adultos, homens e mulheres, estejam alfabetizados e tenham adquirido o conhecimento básico de matemática
4.7  Até 2030, garantir que todos os alunos adquiram conhecimentos e habilidades necessárias para promover o desenvolvimento sustentável, inclusive, entre outros, por meio da educação para o desenvolvimento sustentável e estilos de vida sustentáveis, direitos humanos, igualdade de gênero, promoção de uma cultura de paz e não-violência, cidadania global, e valorização da diversidade cultural e da contribuição da cultura para o desenvolvimento sustentável
4.a Construir e melhorar instalações físicas para educação, apropriadas para crianças e sensíveis às deficiências e ao gênero e que proporcionem ambientes de aprendizagem seguros, não violentos, inclusivos e eficazes para todos
4.b  Até 2020 substancialmente ampliar globalmente o número de bolsas de estudo disponíveis para os países em desenvolvimento, em particular, os países de menor desenvolvimento relativo, pequenos Estados insulares em desenvolvimento e os países africanos, para o ensino superior, incluindo programas de formação profissional, de tecnologia da informação e da comunicação, programas técnicos, de engenharia e científicos em países desenvolvidos e outros países em desenvolvimento
4.c  Até 2030, substancialmente aumentar o contingente de professores qualificados, inclusive por meio da cooperação internacional para a formação de professores, nos países em desenvolvimento, especialmente os países de menor desenvolvimento relativo e pequenos Estados insulares em desenvolvimento

 

Ações que podemos fazer nas nossas casas, escolas, empresas e nos Municípios que moramos!

Abaixo sugerirmos algumas ações que as prefeituras, escolas, universidades, indústrias, comércio, organizações não governamentais e cidadãos comuns podem colaborar. Para o êxito do alcance dos ODS é necessário o agir local. Contamos com todos neste novo desafio!

ENSINO FUNDAMENTAL

Nas casas e comunidades
 Participar das reuniões de pais e colaborar com a escola que o filho estuda;
 Acompanhar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica das escolas do seu filho;
 Estimular o uso de aplicativos como WhatsApp para acompanhar a formação do seu filho;
 Doar equipamentos usados a escolas, bibliotecas, instituições voltadas ao atendimento de menores e jovens carentes;
 Aumentar o diálogo com crianças e adolescentes para incentivar os pais e avós a iniciarem ou voltarem a estudar.

Nas escolas e universidades
 Organizar campanhas de arrecadação de livros, vídeos e revistas;
 Implantar projetos educacionais complementares, com envolvimento familiar, visando estimular a permanência do aluno na escola;
 Organizar concursos de redação e oficinas de leitura para compreensão de textos em escolas;
 Incentivar a diversidade humana visando reduzir os registros de Bullying.

No trabalho
 Disponibilizar espaços para leitura na sua instituição/empresa;
 Promover um grupo de leitura na sua instituição/empresa;
 Promover a campanha “Leitor do mês”;
 Divulgar oportunidades de cursos gratuitos presenciais ou a distância;
 Ofertar bolsas de estudos para os colaboradores;
 Fomentar os projetos sociais que promovem o contraturno.

Nos Municípios
 Identificar alguns dos desafios socioeconômicos que afetam as matrículas no ensino primário e apoiar as comunidades a lidarem com estes desafios;
 Melhorar os equipamentos das escolas básicas e fornecer de material didático e de leitura;
 Reduzir a evasão escolar;
 Implantar programas de formação de professores de escolas públicas;
 Construir e manter bibliotecas, videotecas ou brinquedotecas na comunidade, escolas ou organizações sociais.

ENSINO MÉDIO, TÉCNICO E SUPERIOR

Nas casas e comunidades
 Valorizar a educação de seus filhos;
 Acompanhar o desenvolvimento dos filhos.

Nas escolas e universidades
 Realizar palestras sobre os ODS;
 Organizar gincanas de voluntariado e cidadania;
 Apoiar iniciativas de inclusão de PcD nas escolas e universidades;
 Organizar concursos de música em escolas com diversos temas;
 Proporcionar intercâmbios com outros países;
 Apoiar iniciativas de inclusão;
 Aumentar a acessibilidade nas universidades.

No trabalho
 Apoiar programas de educação, capacitação e inclusão digital de crianças e jovens para futura inserção no mercado de trabalho.

Nos Municípios
 Mobilizar voluntários para criarem situações de aprendizagem e gestão em suas áreas de formação;
 Valorizar a educação para reduzir a evasão escolar.