info@institutonacaodevalor.org.br

Inclusão Social

Jogando Pela Vida
Projeto Jogando Pela Vida

 

O Projeto Jogando pela Vida – Escolinha de Futebol faz parte das ações do Instituto Jeferson Bizotto –Centro de Treinamento Luz da Terra, criado em maio de 2012, em Francisco Beltrão, PR.

Seu propósito é “Promover o desenvolvimento integral do ser humano, atendendo crianças e adolescentes de famílias em situação de exclusão, proporcionando assistência social, esporte, lazer, educação, formação profissional, entretenimentos físicos, cívicos, artísticos e culturais, na medida de sua possibilidade, visando o desenvolvimento de habilidades para trabalho, através do espírito empreendedor, criatividade, iniciativa, motivação e capacidade crítica, para o exercício da sua cidadania”.

 

Objetivo Geral do Projeto

  • Promover a inclusão e desenvolvimento de crianças e jovens por meio da formação desportiva. Com o intuito de orientar e impedir a criança/jovens sigam o caminho das drogas e da criminalidade, reforçando o aspecto preventivo.
  • Fazer com que as crianças e adolescentes, principalmente os que estão ociosos e em situação de vulnerabilidade, tenham uma ocupação em contra turno escolar, encontrem na prática do esporte os elementos necessários para auxiliar na formação pessoal e profissional, estabelecendo um novo padrão social e de familiar.
  • Ampliar o trabalho de iniciação esportiva de cunho social resgatando os menos favorecidos ou marginalizados (crianças e jovens de 7 a 17 anos) através do futebol. Dando a oportunidade de crescimento pessoal e motivacional a futuros talentos esportivos e cidadãos plenos.
  • Disciplinar e educar o jovem por meio do esporte e suas derivações, contribuindo com a diminuição da evasão escolar e garantindo de forma ampla o direito ao lazer, à saúde, ao esporte e a cidadania, já que o principal foco é a valorização do ser humano como membro da sociedade através da prática esportiva.

 

O projeto atende atualmente 180 crianças com idade entre 4 e 16 anos , que além da orientação educacional e prática desportiva, são beneficiados com atendimento médico, transporte e alimentação. Pretende-se com a conclusão dos novos campos, ampliar para 260 o número de atendimentos, no primeiro semestre de 2017 e para 600 a partir do primeiro semestre de 2020.

As atividades são realizadas no contra turno escolar, nos meses de fevereiro a dezembro, de segundo a sexta, nos turno matutino e vespertino. O transporte das crianças, das suas residências até a sede do Instituto, é efetuado com veículo próprio do Instituto.

Para consolidar os objetivos e assegurar o atendimento as 600 crianças, o Instituto aprovou um projeto de ampliação junto ao ministério de esporte.

Projeto aprovado na lei de Incentivo do Esporte
Numero no SLIE 161.468-05
Numero do Processo 58.000.010407/2016-09

 

Contribua via Incentivo Fiscal

setembro 26, 2017