info@institutonacaodevalor.org.br

Barca dos Livros

Barca dos Livros

 

 

A Barca dos Livros é um projeto em realização. Idealizado pela Sociedade Amantes da Leitura.

Não é uma biblioteca qualquer: a Barca é, sim, especial. Seu acervo de literatura e arte é selecionado ano a ano entre os melhores livros premiados pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, de cujo grupo de votação a Sociedade Amantes da Leitura faz parte, com os mesmos objetivos – facilitar o acesso ao livro de qualidade e formar e alimentar leitores literários. Pessoas de todas as idades e de todas as classes sociais encontram abertas as portas, para as atividades culturais ou para levar, emprestado e gratuitamente, o livro escolhido.

 

A Escola vai a Barca

A atividade “A escola vai à Barca” é desenvolvida toda quarta-feira, de forma gratuita, na sede da Biblioteca Comunitária Barca dos Livros. São visitas agendadas pelas escolas e projetos sociais à Biblioteca, com apresentação do acervo, sessão de leitura e narração de histórias. Realizam-se todas as 4ªs feiras, em cada uma delas atendendo 03 grupos de cerca de 25 pessoas, às 10h, 14h e 15h30 e duram cerca de 50 minutos.

A visita é dividida em dois momentos, o primeiro de leitura individual ou em pequenos grupos e exploração do acervo, e logo após o momento de narração de histórias. O primeiro momento serve para que as crianças explorem o acervo da biblioteca autonomamente, folheando os livros e lendo as ilustrações e palavras. Nessa etapa participam todos os educadores, mediadores de leitura e contadores de histórias da Barca dos Livros. O segundo momento, de narração de histórias, fica a cargo da equipe da Barca. As histórias são preparadas de acordo com a faixa etária de cada grupo.

Conhecer uma biblioteca com espaços preparados para diferentes faixas etárias e grupos de leitores e para diferentes atividades; visitá-la com seus colegas e professor(es); ter acesso a livros novos, diferentes e de qualidade; ouvir histórias divertidas e emocionantes: eis um conjunto de oportunidades oferecidas gratuitamente e que podem ser repetidas num ambiente acolhedor, acompanhadas de seus familiares. Intensificar ações com essas características significa investir concretamente na formação cultural de nossas crianças e jovens e, consequentemente, na formação de uma sociedade leitora.

 

Histórias na Barca dos Livros

Uma vez por mês, e sempre ao segundo sábado, a Barca dos Livros realiza o passeio literário “Histórias na Barca dos Livros”: passeios de barco pela Lagoa da Conceição com livros, narrações de histórias e música, voltadas para o público infantil, jovem e adulto, possibilitando a experiência de leitura e audição de histórias em um contexto diferenciado e original aos participantes.

Acreditamos, pela experiência desenvolvida com essa atividade ao longo de mais de 10 anos, que a leitura e a narração de histórias realizadas em espaço e contexto diferenciados adquirem no imaginário dos participantes, principalmente nas crianças, aspectos de magia e ludismo, que os motivam a repetir e dar continuidade a essas sensações prazerosas através da leitura em outros contextos.

 

   

 

Seja um Amigo da Barca dos Livros

Quando você doar para a Barca dos Livros, sua contribuição fará um grande impacto. Cada valor doado, fortalece nossa dedicação pelo fomento à leitura e cultura nacional. 

PROJETO APROVADO PELO FIA – FUNDO DA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA
Barca dos Livros – Uma Biblioteca Comunitária (2ª Etapa) – Certificado nº: 198/2015
Valor total aprovado: R$591.864,47
Validade: 16/12/2017.

Contamos sempre com o seu apoio!