info@institutonacaodevalor.org.br

Projeto de Decreto Legislativo (PDC 1068), de 08 de novembro de 2018

Projeto de Decreto Legislativo (PDC 1068), de 08 de novembro de 2018

O Instituto Nação de Valor tem como uma de suas diretrizes a defesa da Agenda 2030 e, por isso, é contra o Projeto de Decreto Legislativo 1068/2018, de autoria do Deputado Federal Professor Victório Galli (PSL-MT), que visa sustar a Agenda 2030 no Brasil.

No referido PDC, o Sr. Deputado apresenta a seguinte justificativa:

“Este Projeto de Decreto Legislativo tem por finalidade sustar Agenda 2030 (ONU), que formulam políticas que estimulam a adoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável nos âmbitos federal, estaduais e municipais. Governos, sociedade civil, setor privado e organismos internacionais, ações que dialogam com o cumprimento dos ODS por meio de ações integradas, para erradicar a pobreza, promover o crescimento econômico e a sustentabilidade do planeta.

Nesse Sentido, rogo seja revogada a Agenda 2030, para que o Brasil posa manter sua soberania, autonomia e independência internacional .”

A Agenda 2030 é um protocolo internacional pactuado pelos 193 Estados membros da Organização das Nações Unidas – ONU; resultado de 3 anos de negociação multilateral com grande protagonismo do Brasil e ampla participação social. Logo, ela representa os anseios de toda a comunidade global em relação a garantia dos direitos fundamentais de todas as pessoas, em especial as mais vulneráveis.

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS) foram pensados a partir do sucesso dos Objetivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM) entre 2000 e 2015.

A Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável aborda várias dimensões do desenvolvimento sustentável – social, económico e ambiental – mobilizando os meios de implementação dos recursos financeiros, às tecnologias de desenvolvimento e transferência de capacitação.

Os 17 ODS, aprovados por unanimidade por 193 Estados-membros da ONU, visam resolver as necessidades das pessoas, tanto nos países desenvolvidos como nos países em desenvolvimento e são:

  1. Erradicar a pobreza;
  2. Erradicar a fome;
  3. Saúde de qualidade;
  4. Educação de qualidade;
  5. Igualdade de género;
  6. Água potável e saneamento;
  7. Energias renováveis e acessíveis;
  8. Trabalho digno e crescimento económico;
  9. Indústria, Inovação e Infraestruturas;
  10. Reduzir desigualdades;
  11. Cidades e comunidades sustentáveis;
  12. Produção e consumo sustentáveis;
  13. Ação climática;
  14. Proteger a vida marinha;
  15. Proteger a vida terrestre;
  16. Paz, justiça e instituições eficazes;
  17. Parcerias para a implementação dos objetivos.

Vale ressaltar a declaração contida no Item 18:

“Reafirmamos que cada Estado tem, e exerce livremente, sua soberania plena e permanente sobre toda a sua riqueza, seus recursos naturais e sua atividade econômica. Vamos implementar a Agenda para o pleno benefício de todos, para a geração de hoje e para as gerações futuras. Ao fazê-lo, reafirmamos nosso compromisso com o direito internacional e enfatizamos que a Agenda deverá ser implementada de uma forma consistente com os direitos e obrigações dos Estados sob o direito internacional.”

E em seu item 21;

“Todos nós vamos trabalhar para implementar a Agenda dentro de nossos próprios países e em nível regional e global, tendo em conta as diferentes realidades nacionais, capacidades e níveis de desenvolvimento, e respeitando as políticas e prioridades nacionais.

Vamos respeitar o espaço político nacional para um crescimento econômico sustentável, inclusivo e sustentado, em particular para os países em desenvolvimento, mantendo-se compatível com as regras e os compromissos internacionais relevantes.”

Desta forma, vimos esclarecer que a Agenda 2030 expressa claramente seu respeito à soberania, autonomia e independência dos países e refuta a justificativa apresentada no Projeto de Decreto Legislativo, de 08 de novembro de 2018, de autoria do Deputado Federal Professor Victório Galli (PSL-MT), que visa sustar a Agenda 2030 no Brasil.

Nós do INV reafirmamos nosso compromisso de encontrar novas maneiras de trabalhar em conjunto para acelerar o progresso para alcançar as metas relacionadas ao tema na Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.

Acesse o documento na integra:  Transformando Nosso Mundo – a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.

 

Saiba mais sobre os objetivos e as metas da Agenda 2030..

 

 

Katiane Vieira
Empresária, escritora, palestrante e presidente do Instituto Nação de Valor

“Acredito que cada um de nós pode ser um instrumento de mudança positiva.”

 

 

Nosso objetivo é desenvolver e apoiar projetos que contribuam na construção de um mundo melhor, através da formação de uma sociedade mais igualitária, promovendo a transformação social e humana por meio de ações que atuem na ascensão do desenvolvimento individual e coletivo com justiça social, na melhoria das condições de vida e a defesa da Cidadania e dos direitos, no respeito à pluralidade, na igualdade de oportunidades e a inclusão social.

0 Comentários

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*