info@institutonacaodevalor.org.br

Tá Ligado?!

Tá Ligado?!
Tá Ligado?!

 

 

O Projeto

Viver em um mundo mais justo e sem desigualdades, com base no desenvolvimento sustentável! Este é um propósito mundial. Porém, para que se realize deve ser fomentado e exercitado em ações de diferentes magnitudes.

O Projeto Tá Ligado?! Juventude Consciente escolheu fazê-lo por meio de Ciclos de Palestras que vão de encontro de modo mais específico a alguns objetivos de desenvolvimento sustentável, elegidos pelas Nações Unidas, por meio da UNESCO. São eles: “Assegurar a educação inclusiva e equitativa de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos”- ODS 4;  “Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles” – ODS 10; e “Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis” –  ODS16.

Objetivos

O acesso à educação inclui, além da disponibilidade de vagas, a oportunidade de desenvolver o pensamento crítico sobre questões que afetam diretamente a todos no dia a dia. Como destaca Maria Rita Kehl, “a juventude é a fase da vida mais marcada por ambivalências, pela convivência contraditória dos elementos de emancipação e subordinação, sempre em choque e negociação”.

O Projeto Tá Ligado?! Juventude Consciente tem como objetivo geral ampliar o conhecimento dos jovens perante as legislações vigentes acerca dos temas presentes no dia a dia, abrangendo Educação e qualidade (ODS 4); Redução das desigualdades (ODS 10) e Paz, justiça e instituições fortes (ODS 12), por meio de Ciclo de Palestras em escolas que ofertem Ensino Médio, regular e profissionalizante,

 

Resultados

O Projeto Tá Ligado?! Juventude Consciente, ao aproximar o jovem do universo do direito, desmistificar e facilitar o entendimento dos estudantes em torno da legislação tácita em nosso dia a dia, aumenta seu comprometimento com um mundo melhor, começando pela comunidade onde está inserido.

O papel estratégico deste projeto está no fomento de grupos permanentes de discussão sobre essa temática, que se desenvolverão após o Ciclo de Palestras, contando com acompanhamento de mediadores, educadores voluntários que se dispõem a estimular a reunião dos jovens para discutir temas semelhantes e de interesse dos mesmos.

 

Quer ver este projeto na sua escola? Escreva para a gente!

 

Fale Conosco