info@institutonacaodevalor.org.br

Educação

Einstein Floripa
Projeto Einstein Floripa

O EINSTEIN FLORIPA VESTIBULARES é um curso pré-vestibular gratuito sem fins lucrativos voltado para pessoas de baixa renda da região da Grande Florianópolis. Ano após ano, consegue-se integrar cada vez mais a comunidade ao Ensino Superior. Mais do que preencher uma lacuna do cenário educacional brasileiro, o Einstein Floripa proporciona oportunidades de aprendizado que resultam em crescimento pessoal e profissional em todos aqueles envolvidos com o projeto.

O cursinho é imerso num ambiente universitário. Sua equipe é constituída através do recrutamento e desenvolvimento de universitários excepcionais, das mais diversas áreas da graduação. Formam-se organizadores, professores e monitores que trabalham voluntariamente para realizar o sonho de cada um de seus alunos: cursar a graduações dos sonhos numa universidade de qualidade.

 

Em 2015, de todos os 8 milhões de estudantes matriculados em instituições de ensino superior,  públicas em todos o Brasil, aqueles vindos de escolas públicas representam apenas 13,4% dessa parcela.

Segundo pesquisas realizadas em 76 países pela OCDE, o Brasil se enquadra em 60º lugar do ranking mundial de educação. Esse desempenho se mostra pior do que países que enfrentaram grandes guerras e países que têm economias mais fraca que a brasileira.

Esta combinação de fatos gera uma fragmentação na educação. Os alunos de ensino fundamental e médio recebem uma base de ensino fraca nas instituições públicas e, para ingressar no ensino superior público, passam por uma prova que exige deles uma preparação que não lhe foi oferecida. Diante de uma realidade, onde de uma lado estão os cursinhos preparatórios  para o vestibular custam caro, e do outro a família com baixa renda familiar, muitos deles acabam nem considerando a possibilidade de ingressar numa universidade.

E aí, quer ajudar a mudar a educação?

Seja um Apoiado!