info@institutonacaodevalor.org.br

Eu me importo: Katiane Vieira transforma a vida com projetos sociais

A série “Eu Me Importo” chegou ao fim. Em todos os episódios você pode saber um pouco mais sobre quem são as pessoas que abraçam as causas do INV. Perguntas como “Quem são?”, “Por que se importam?” e “O que fazem?” são respondidas nos textos.

Neste sétimo e último episódio da série, você conhecerá a história de Katiane Vieira, presidente do Instituto Nação de Valor. Não conseguiu ler todas as histórias? Elas estão disponíveis em nosso Blog. Confira!

Ela trocou a vida de executiva por trabalhos sociais

Katiane Vieira se dedicou, enfrentou e venceu todas as barreiras para se tornar uma executiva de sucesso, mas foi apoiando projetos sociais que encontrou propósito de vida

Katiane VieiraVocê está levando uma vida extremamente atribulada, levanta cedo todos os dias, toma um café apressado, deixa a filha na escola e corre para o trabalho, onde passa o resto do dia? Esta foi a pergunta que Katiane Vieira fez a si mesmo quando era CEO de uma grande empresa.

Natural de Florianópolis, ela experimentou a vida corporativa muito cedo. Aos 20 anos de idade, foi convidada a assumir a gerência de uma loja no shopping da cidade e, desde então, não parou mais de trabalhar.

Katiane sempre trabalhou gerindo pessoas, revelando talentos e construindo uma boa relação entre as empresas e seus colaboradores. Por isso percebeu que era apaixonada em ajudar e, a partir daí, Katiane deu o primeiro passo rumo ao seu novo propósito: em 2016, fundou o Instituto Nação de Valor.

“Tive a felicidade de encontrar em meu caminho outras nove mulheres com valores e vontades tão semelhantes às minhas, por isso não medimos esforços para criar o Instituto Nação de Valor, que hoje presido”, diz Katiane.

O Instituto Nação de Valor já está atuando há dois anos em diversas causas sociais, atualmente dez projetos são geridos pelo Instituto, que assim como desejava Katiane, tem impactado diretamente a vida de inúmeras pessoas.

“Eu continuo ajudando as empresas a lucrarem e otimizarem seus resultados por meio do meu trabalho e minhas palestras, porém hoje deito a cabeça tranquila no travesseiro sabendo que tenho feito diferença na vida de pessoas carentes e colaborado com a criação de um mundo melhor”, conta, feliz.

Katiane diz que o trabalho voluntário transformou sua vida e lhe trouxe a significado que ela tanto procurava. “Brinco que viverei até os 117 anos. Então, vou olhar para trás muito orgulhosa das escolhas que fiz e certa de que contribuí para melhorar a vida de alguém”, diz Katiane.

O início da carreira

Formada em marketing, ela se especializou em Administração pela FGV e abriu loja própria. Katiane manteve a rotina de executiva por 17 anos, gerenciou equipes de grandes empresas e fez carreira no universo corporativo, porém a empresária sentia que, no fundo, faltava algo em sua vida para que todo o seu trabalho fizesse sentido.

Das reviravoltas da vida, Katiane tirou uma lição. “Em 2015 quando descobrimos que meu pai estava com câncer, levei um baque. E me dei conta da efemeridade da nossa existência e decidi que deveria me dedicar a transformar vidas e construir um mundo melhor. Eu precisava de um significado para o que eu estava fazendo”, conta Katiane.

O pai era pescador de origem humilde, estudou até a quarta série do ensino primário e dizia que seu maior sonho era proporcionar uma formação completa aos filhos. “Em seu leito de morte, eu perguntei ao meu pai se havia alguma coisa que ele ainda gostaria de fazer, se havia algum desejo não realizado e ele me fitou com um olhar sincero e disse: ‘não, pois seu maior sonho já estava concretizado, sua filha tinha estudado e se tornado escritora”, relembra Katiane emocionada.

Tocada pelo acontecimento, a empresária decidiu mudar bruscamente sua carreira. “Parei para refletir acerca de toda a minha trajetória. Hoje, eu vejo que parecia um pouco óbvio, mas meu dom era, e sempre será, lidar com pessoas”, afirma.

Da motivação em ajudar pessoas ela encontra material para escrever, Katiane já tem três livros publicados. O primeiro, intitulado “Motivação: a chave para o sucesso pessoal e profissional”, o segundo “Hábitos de Sucesso: um guia sobre como construir bons hábitos e mudar hábitos ruins” e o mais recente: “Mulher – Desperte o Poder que Há em Você” que foi lançado em coautoria com as outras nove integrantes dentro do Projeto Uma Nova Mulher, do Instituto Nação de Valor.

“Dentro dos projetos que desenvolvo tenho uma preocupação especial com o papel da mulher na sociedade, algo que tratamos especialmente no Projeto Uma Nova Mulher, pois acreditamos que a figura feminina é de importância indiscutível e, por isso, trabalhamos para levar empoderamento e autoconhecimento às mulheres em todos os cantos do país”, explica.

O Projeto rodará 40 cidades brasileiras promovendo o lançamento do livro “Mulher” e realizando um dia inteiro de palestras que contará com vivências, painéis e histórias de mulheres locais.

“Foi tudo pensado para entregar confiança e propiciar transformações significativas na vida da mulher, nós separamos 10% dos ingressos para distribuir entre mulheres carentes, queremos levar oportunidade para as que estão desacreditadas”, afirma Katiane.

Hoje não há um único título que defina Katiane, empresária, executiva, mulher de negócios, tudo parece vago demais, são rótulos que não podem ser atribuídos a uma mulher que espera muito mais da vida. “Eu me sinto bem por estar arregaçando as mangas e colocando a mão na massa para construir o mundo que idealizamos, a mudança deve partir de nós”, afirma Katiane.

Além da presidência do INV, Katiane está envolvida com o voluntariado através do Movimento Nacional ODS Nós Podemos, do qual é coordenadora em Santa Catarina.  “O Movimento também está comprometido com a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da ONU, com isso pretendemos contribuir para a melhoria da qualidade de vida da sociedade catarinense” explica Katiane.

Com sede de transformação e propósito de protagonizar a construção de um mundo melhor, Katiane não para mais. Ela revela que já tem uma nova obra a ser lançada no segundo semestre de 2019.

Questionada sobre qual seria o segredo para ter tanta vontade e energia para ajudar o próximo sem descuidar de sua própria carreira, Katiane fala

“Você precisa saber quem você é. O autoconhecimento é o primeiro pilar para um profissional que visa o sucesso. Você só desenvolverá com excelência aquilo que você realmente gosta de fazer”.

Seria esse então o grande segredo do sucesso de Katiane frente aos projetos sociais: o amor pela causa e a crença no ser humano.

Acesse o site pessoal de Katiane Vieira!

 

BRZ Content
Por | Letícia Maciel

Nosso objetivo é desenvolver e apoiar projetos que contribuam na construção de um mundo melhor, através da formação de uma sociedade mais igualitária, promovendo a transformação social e humana por meio de ações que atuem na ascensão do desenvolvimento individual e coletivo com justiça social, na melhoria das condições de vida e a defesa da Cidadania e dos direitos, no respeito à pluralidade, na igualdade de oportunidades e a inclusão social.

0 Comentários

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*