info@institutonacaodevalor.org.br

Como alinhar sua empresa às metas globais do Desenvolvimento Sustentável

Como alinhar sua empresa às metas globais do Desenvolvimento Sustentável

Você certamente ouviu falar dos Objetivos do Milênio. Lançados em 2000, tinham como metas dar condições mínimas de qualidade de vida para a população mundial até 2015. Após vários avanços ao longo desses anos, as Nações Unidas decidiram desdobrar os oito objetivos em 17, com ênfase na sustentabilidade. Afinal, mais do que nunca é hora de pensar no futuro da humanidade.

Assim nasceram os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, que vários países, incluindo o Brasil, se comprometeram a atingir até 2030. Então, para mostrar como sua empresa pode se alinhar às metas globais, fizemos uma pesquisa sobre o tema e separamos os melhores conteúdos. Veja a seguir:

A Agenda 2030 é universal, integrada e transformadora

Os ODS, como também são conhecidos, são compostos por 169 metas, que reforçam a necessidade de acabar com a pobreza e de prover educação, saúde, água e saneamento para todos (tópicos que já estavam presentes nos Objetivos do Milênio) e vão além. A ideia é construir um mundo mais equilibrado, com oportunidades para todos e respeito ao meio ambiente.

Para o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban-ki-moon, a Agenda 2030 é “universal, integrada e traz uma visão transformadora para um mundo melhor“.

Como sua empresa pode participar?

Para que os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável sejam alcançados, não basta apenas que o governo se mobilize. É necessário também o envolvimento ativo do setor privado, da sociedade civil e de cada pessoa individualmente.

Apesar de muitas empresas já possuírem práticas e iniciativas alinhas aos ODS, ainda há muito o que ser feito. Confira abaixo 6 dicas para que a sua empresa comece esta caminhada:

1) Defina prioridades

Conheça os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável, avalie o seu impacto e defina prioridades. Cada empresa tem suas próprias características e necessidades, portanto, alguns ODS vão afetar mais o seu negócio do que outros. Cada empresa deve identificar quais objetivos afetam seus negócios mais diretamente e estabelecer prioridades de ação sobre eles.

2) Reavalie o modelo de negócios

Busque um modelo de negócio sustentável e inclusivo, estabelecendo metas empresariais que estejam alinhadas com os ODS identificados como prioritários. Uma vez identificadas as prioridades em relação aos ODS, as empresas devem começar a estabelecer objetivos mensuráveis a curto e longo prazo.

3) Busque e ofereça ferramentas

De acordo com a consultoria PwC, as empresas estão começando a adotar medidas para cumprir e colaborar com as metas dos ODS. Até o momento, apenas 13% dos empresários e executivos ouvidos pela pesquisa afirmaram que encontraram as ferramentas certas para atingir os ODS dentro do local de trabalho. A pesquisa diz também que a expectativa para o início dos ODS pela iniciativa privada é alta e que este é o momento exato para difundir a nova agenda.

4) Forme parcerias

Fomente alianças público-privadas e setoriais. Os ODS dependem muito do trabalho conjunto entre os diferentes atores da sociedade para darem certo, especialmente entre governo, sociedade civil e setor privado. A colaboração entre empresas, através de suas cadeias de valor também é de grande importância.

5) Multiplique

Replique o novo modelo de negócio em todos os países onde a empresa desenvolve suas atividades e em sua cadeia de fornecedores. O esforço é mundial e compete a todos, independentemente do tamanho do negócio.

6) Divulgue os resultados

Comunique a contribuição da empresa aos ODS de forma concisa, confiável e clara. Não deixe de reportar os esforços que a sua empresa está fazendo para colaborar com os ODS, pois toda informação enquadrada dentro deste grande marco internacional será compreendida e valorizada.

E a sua empresa? Como está se organizando para contemplar os ODS em sua estratégia? Compartilhe conosco sua experiência!

 

Katiane Vieira
Empresária, escritora, palestrante e presidente do Instituto Nação de Valor

“Acredito que cada um de nós pode ser um instrumento de mudança positiva.”

 

Materiais de referência

  • A fim de promover melhores práticas corporativas e oportunidades de crescimento sustentável, as redes locais do Pacto Global da ONU se dedicam a traduzir os ODS para as empresas através de diversas publicações com ferramentas de aplicação dos novos objetivos.
  • O SDG Compass é uma publicação produzida pelo Pacto Global, o Global Reporting Initiative (GRI) e o World Business Council for Sustainable Development (WBCSD). Nela, há informações de como os ODS afetam os negócios, oferecendo ferramentas e conhecimento para colocar a sustentabilidade no centro da estratégia da organização.

Todos os materiais são disponibilizados em inglês.

 

Nosso objetivo é desenvolver e apoiar projetos que contribuam na construção de um mundo melhor, através da formação de uma sociedade mais igualitária, promovendo a transformação social e humana por meio de ações que atuem na ascensão do desenvolvimento individual e coletivo com justiça social, na melhoria das condições de vida e a defesa da Cidadania e dos direitos, no respeito à pluralidade, na igualdade de oportunidades e a inclusão social.

0 Comentários

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*