info@institutonacaodevalor.org.br

Dançaterapia

Dançaterapia

 

 

Não é raro nos depararmos com relatos de músicos que, a partir de experiências vividas, passaram a integrar projetos sociais com vistas a integração e socialização de pessoas excluídas.

Os encontros são gratuitos e acontecem toda as quintas-feiras das 8:00 às 9:00 da manhã e conta com a presença de 30 pessoas em média, variando conforme o clima e a situação pessoal de cada participante. São em totalidade moradoras da comunidade do Ribeirão.

Todos Podem Participar

Já passaram pelo projeto cerca de 80 pessoas dentre elas homens, mulheres, crianças e jovens. Iniciamos com uma lista no Posto de Saúde que contou com 65 nomes de interessados.

É possível atender até 35 pessoas por horário, devido o tamanho do Conselho Comunitário. Quando realizamos encontros abertos e mais pessoas do que é possível suportar no espaço aparecem, realizamos o encontro no lado de fora, no terreno do Conselho Comunitário, contudo, quando há chuva se torna inviável tal prática.

Proporcionar encontros saudáveis e descontraídos entre os moradores da comunidade, auxiliar na melhora da autoestima dos participantes, oferecer exercícios de qualidade, despertar da alegria e do prazer em viver, são um dos principais objetivos do projeto.

Duas vezes por ano são realizados encontros abertos de Dançaterapia com todas as pessoas da cidade e do estado que se interessam pela metodologia.

Nesses encontros as residentes do Ribeirão participam, além disso anualmente ocorre a mostra de Dança da Cenarium Escola de Dança no Centro Integrado de Cultura (CIC) na qual as participantes da Dançaterapia do Ribeirão se apresentam fazendo um intercambio com bailarinos profissionais e amadores de outras modalidades de dança.

Resultados

Como o projeto já está sendo realizado na comunidade é possível relatar alguns resultados e depoimentos de participantes da dança, além de ilustrar fotos dos encontros realizados.

Durante estes 2 anos de Dançaterapia na Comunidade do Ribeirão da Ilha foi possível verificar mudança notória no padrão de depressão de algumas participantes que ao chegar mal conversavam e hoje vem à Dançaterapia juntas e voltam juntas sorrindo e brincando (melhora também relatada por elas).

Os movimentos físicos se ampliaram de forma perceptível, onde houve melhora na elasticidade física e motricidade das participantes. Isso ajuda nas atividades rotineiras como ir ao banheiro, tomar banho sozinha e realizar as tarefas diárias de casa.

A auto estima melhorou e podemos vê-las se arrumando e se gostando, o que melhora a relação com os familiares e com o mundo. A vontade de viver aumentou, após frequentarem a Dançaterapia muitos participantes relataram ter um novo sentido para a vida e aguardar ansiosamente pela quinta-feira (dia de Dançaterapia).

A ansiedade de muitas mulheres diminuiu. Hoje se sentem mais tranquilas, e relatam que seu sono melhorou.

Junto com o Instituto Ommar Marinho, estamos realizando um financiamento coletivo para este projeto através do Ekoletivo, que é um site seguro e um dos maiores sites de crowdfunding do Brasil, arrecadando fundos para causas nobres no Brasil afora e tirando muito projeto sensacional do papel. Você pode fazer quantas doações quiser.

E não é sorteio, participou, receberá a recompensa!

Participar é fácil e seguro. São três passos:

  1. Acesse https://ekoletivo.com.br/Projeto/dancaterapia 
  2. Escolha uma das 5 opções de recompensas disponíveis 
  3. Escolha a forma de pagamento (cartão de crédito ou boleto bancário), e pronto!

Participe você também deste projeto!

 

junho 6, 2017