A leitura de um livro de histórias envolve o imaginário da criança e a leva a experimentar diferentes emoções, como a alegria, o medo, fazendo-a passar por um veloz desenvolvimento sociocognitivo e socioemocional que lhes permitirá apropriar- se da linguagem e dos códigos culturais nos quais está imersa.
Se você já reserva ao menos quinze minutinhos da sua noite para ler com seu filho antes de colocá-lo para dormir, pode até imaginar que está somente cuidando de sua relação com o pequeno. Mas a verdade é que está fazendo muito mais que isso! Além de oferecer mais cuidado, atenção e carinho, com essa atitude você ainda contribui para fomentar o hábito da leitura na criança, o que gera grandes benefícios no desenvolvimento de qualquer indivíduo.
Vamos brincar de ler?
Por várias vezes, na época quando minha filha começou a descobrir as letras, eu parava e pensava em como ajuda-la a aprender a ler e escrever sem fazer qualquer coisa maçante. Juro que até comprei livro de caligrafia para ela. Mas foi em vão. Enquanto era novidade, ela tentou, achou interessate, mas quando percebeu que entrou na repetição, desistiu na hora.
Foi então que propus um outro exercício: vamos brincar de ler? E através da leitura trabalhamos o lúdico, o faz-de-conta, valores, o bem, o mal, o herói, o simples, enfim, tudo que você pode imaginar. E assim minha filha desenvolveu o hábito da leitura.
Seja por prazer, seja para estudar ou para se informar, a prática da leitura aprimora o vocabulário e dinamiza o raciocínio e a interpretação. Infelizmente, com o avanço das tecnologias do mundo moderno, cada vez menos as pessoas interessam-se pela leitura.
Um ato de grande importância para a aprendizagem do ser humano, a leitura, além de favorecer o aprendizado de conteúdos específicos, contribui efetivamente em outros aspectos. Confira:
Promove o desenvolvimento
Criar uma rotina de leitura ajuda no desenvolvimento pessoal, intelectual e profissional da criança. Ler aprimora suas habilidades de comunicação, competências que serão muito importantes para o seu crescimento e para a manutenção de todas as relações constituídas ao longo de sua vida.
Apura o senso crítico
Quem cria o costume de ler desenvolve um maior senso crítico, o que será extremamente importante para o progresso intelectual desse indivíduo. Afinal de contas, assim seu filho conseguirá desenvolver melhor suas ideias, suas opiniões e sua maneira de pensar e agir.
Proporciona entretenimento
Estamos acostumados a ver as crianças, em seus momentos de lazer, brincarem com videogames, computadores, aplicativos on-line e demais tecnologias. Acabamos, dessa maneira, nos esquecendo do valor que os livros possuem também como instrumentos de distração. Na prática, quando a criança se acostuma com a leitura, consegue sentir prazer ao conhecer novas histórias, de forma que esse hábito se torna uma forma de entretenimento extremamente eficiente.
Amplia o conhecimento
A leitura também possibilita a geração de novos conhecimentos acerca do mundo, das pessoas e até de nós mesmos. Por essas e outras, acaba ampliando as referências do leitor, modulando sua maneira de pensar e agir, além de aprimorar seu raciocínio. Para as crianças, sobretudo, é uma ótima forma de desenvolver suas habilidades de compreensão para que consigam opinar, criticar e ter maior enriquecimento cultural, intelectual e social.
Enriquece o vocabulário
Ler livros é uma ótima maneira de descobrir novas palavras e aumentar cada vez mais o vocabulário, além de melhorar a gramática, aprender a norma padrão da língua da forma mais natural possível e ajudar a construir uma linha lógica de pensamento.
Aprimora a escrita de redações
Durante o período escolar, uma das maiores dificuldades dos alunos costuma ser a escrita da redação. Como demonstrado anteriormente, a leitura é a peça-chave para o desenvolvimento da capacidade linguística, por incrementar o vocabulário, expandir as habilidades de interpretação e criatividade, fazendo com que uma maior capacidade de criação se desenvolva, elaborando mais facilmente suas próprias histórias. Por isso, o hábito de leitura se torna ainda mais importante durante o período acadêmico, em que a redação representaria uma demanda mais complexa. Os resultados positivos podem ser notados em provas avaliativas, vestibulares e até na vida profissional!
Minimiza dificuldades acadêmicas
Para obter qualquer conhecimento na escola é preciso saber interpretar. Como o hábito da leitura aprimora a habilidade de comunicação e interpretação, a criança acaba tendo maior facilidade ao aprender os conteúdos em sala de aula. Por essas e outras é que não terá dificuldade para se adaptar quando a escola começar a exigir mais no que se refere à leitura de textos e livros.
Desenvolve o afeto
As crianças que leem livros conseguem se sentir afetadas (positiva ou negativamente) com as histórias. Por isso é que os livros são tidos como instrumentos relevantes para liberar a emoção. Lendo as narrativas, as crianças podem sentir medo, excitação e compaixão, bem como vários outros sentimentos importantes para seu desenvolvimento.
De modo geral, são poucos os pais que se dedicam adequadamente a promover a motivação de que os filhos precisam para lerem mais e melhor. Faça diferente: nada de pensar que a leitura deve ser obrigação apenas da escola! Comece a incentivar essa poderosa prática ainda dentro de casa, deixando que os profissionais da educação apenas a aperfeiçoem! Lembre-se de que os pais possuem um papel crucial no desenvolvimento da rotina literária dos filhos.
E você, já incentiva esse hábito pra lá de benéfico em sua casa, com seus filhos? Comente aqui e compartilhe suas impressões e experiências conosco!
Abraços!
Katiane Vieira
Katiane Vieira
Empresária, escritora, palestrante e presidente do Instituto Nação de Valor
“Acredito que cada um de nós pode ser um instrumento de mudança positiva.”