O país ficou em choque no início desta semana quando grandes cidades do sul e do sudeste viram o dia virar noite de repente. Dados meteorológicos confiáveis, como da NASA estadunidense, comprovam o aumento das queimadas na Amazônia e em diversas regiões do país, assim como a relação deste desequilíbrio ambiental com os efeitos climáticos no sul do Brasil.
As queimadas aumentaram 82% no Brasil este ano em comparação com o mesmo período de 2018. Foram mais de 70 mil focos de incêndio entre janeiro e agosto registrados pelo INPE no país. O Mato Grosso é o estado que lidera a lista, com mais de 13 mil incêndios.
Cinco estados registraram os maiores índices de aumento nestes meses de governo Bolsonaro. O Mato Grosso do Sul viu o número de queimadas aumentar 260% em relação ao ano passado e lidera a lista, seguido por Rondônia (198%), Pará (188%), Acre (176%) e Rio de Janeiro (173%).
Em meio a este cenário de destruição, diversas manifestações em defesa da Amazônia estão sendo convocadas e vão mandar o recado a Bolsonaro: é preciso mudar o sistema, não o clima!